Ouvir
top of page
Prancheta 2_4x.png

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.” (Carlos Drummond de Andrade)

PSICOMOTRICIDADE

É o campo transdisciplinar que estuda as relações entre a atividade psíquica e a atividade motora. Atividade psíquica é o conjunto que integra as sensações, as emoções, os afetos, os medos, as representações, as simbolizações e as ideias.

 A atividade motora integra a comunicação entre os cinco subsistemas motores neurológicos principais: piramidal, extrapiramidal, cerebelar, reticular e medular. 

Assim, a atividade motora não é mais do que a materialização da atividade psíquica e vice-versa (Fonseca, 2008):

“Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, biológicos, fisiológicos e neurológicos que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorece a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos”.

Crianças brincando de pular corda, com um urso de pelúcia e bola.

                                                                                                                                                                                                          

COMO OCORRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

O desenvolvimento psicomotor está diretamente associado ao processo maturacional existente desde a concepção, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. O seu funcionamento integra três sistemas: estimulação, onde as informações do ambiente interno e externo são coletadas pelos órgãos sensoriais e passadas para outro sistema, denominado sistema de integração. Neste, ocorre o armazenamento e processamento dessas informações que serão a base para ativar a percepção, memória, planejamento e consciência. A externalização através da ação motora do que foi processado é função do sistema de resposta. O desenvolvimento neuromotor segue um padrão ordenado na direção céfalo-caudal, em sentido proximal-distal, do geral para o específico e com intervalos que vão do 0 aos 7 anos, dos 8 aos 12 anos e dos 13 aos 14 anos (Thompson, 2000).

SOBRE NÓS

A Psicomotricidade infantil é um ambiente digital de compartilhamento de saberes pedagógicos, criado com a determinação de contribuir com o aperfeiçoamento e aprimorar o planejamento das aulas, inserindo atividades psicomotoras para a Estimulação Precoce no Desenvolvimento Global das crianças na prática pedagógica de profissionais da educação infantil. 

Desenvolvemos saberes e práticas a respeito de formação de professores e como docente dos anos iniciais, em nossas jornadas formativas as professoras sempre solicitavam, modelos de atividades e bibliográficas para contribuir com  a práxis.

Buscando novas interações e saberes no Curso de Mestrado junto a minha Orientadora  Professora Dra Ruth Maria Mariani Braz e meu Coorientador Professor Dr Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto, pensamos que o ambiente digital e a simplicidade das ferramentas dinâmicas seria de grande importância, estando ao alcance dos professores.   

A diversidade de contextos, transforma professores em autores na sua prática, com novos olhares e estratégias.

Por isso propomos no site modelos de atividades com objetivos, para propor reflexão sobre o desenvolvimento psicomotor para estimulação precoce no desenvolvimento global das crianças, disponibilizamos também fundamentação teórica.

Convidamos você a explorar o site!

Copie os textos, faça download dos materiais e compartilhe.

FALE CONOSCO

Entre em contato com a comunidade Psicomotricidade Infantil. Envie sugestões, dúvidas, elogios e críticas preenchendo o formulário.

Agradecemos sua mensagem.

APOIO

bottom of page