NEUROCIÊNCIA, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO INFANTIL 18 A 24 MESES
Com 18 meses as crianças já não são mais bebezinhos. Elas executam movimentos mais complexos e coordenados, se deslocam com certa facilidade e suas capacidades intelectuais lhes permitem comunicar sentimentos e desejos por meio da linguagem – gestos, expressões faciais e palavras. Como é o desenvolvimento das crianças dos 18 aos 24 meses? O que a neurociência nos fala sobre esse período?

Por meio de quadros facilitadores organizados a partir da:
- Linguagem, Movimentos (coordenação motora global e fina)
- Subjetivação (emoção e relação) e
- Cognição
Abordamos a jornada de desenvolvimento das crianças entre 18 e 24 meses. Apesar da subdivisão, não podemos perder de vista a certeza de que funcionamos como unidade. Assim, todas as áreas de desenvolvimento (social, emocional, intelectual, linguagem e motora) estão conectadas. Cada uma depende e influencia a outra.

Em meio a tantas habilidades e capacidades, é importante lembrar que as relações são a argamassa que conecta as crianças ao mundo e, em contextos tão singulares, cada uma tem seu próprio ritmo e maneiras de colocar-se no mundo.














→ Bibliografia:
-
Dra. Leonor Bezerra – Palestra Neurociência e Educação Infantil: diálogos necessários, proferida no XIX Seminário de Educação Infantil do Prisma Centro de Estudos, SP, abril 2016
-
Maria Aparecida Domingues – Desenvolvimento e aprendizagem: o que o cérebro tem a ver com isso? Editora Ulbra, 2007
-
Howard Gardner – A criança pré-escolar: como pensa e como a escola pode ensiná-la. Artes Médicas, 1994
-
Judit Falk – Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy. Junqueira&Marin Editores, 2011
-
Zero to Three: The Brain Map adapted in 2006 by ZERO TO THREE from BrainWonders, a collaborative project (1998-2001) between Boston University School of Medicine, Erikson Institute and ZERO TO THREE. – http://www.zerotothree.org/child-development/brain-development/baby-brain-map.html
→ Imagens: